BEM VINDO! Acompanhe as ações do parlamentar

"A Grande Virada é um fato. E está rolando."




sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Pela Liberdade de Imprensa

Matéria datada de 30 de Março de 2010.

PARA SERGINHO MARTINS, LIBERDADE DE OPINIÃO É FUNDAMENTAL NO PROCESSO DEMOCRÁTICO

Na última sessão ordinária da Câmara Municipal, o vereador Serginho Martins apresentou um Requerimento, pelo qual faz vários questionamentos ao prefeito municipal quanto a uma possível concessão do serviço de água e esgoto do município, tema de reportagem que apresentará na próxima edição deste semanário.
No requerimento, além das perguntas relativas ao projeto de lei em si, o parlamentar faz algumas observações sobre a visita dos vereadores Carlos Berque e Rômulo Rippa ao SAEF, onde foram colher informações para melhor embasar um futuro posicionamento frente ao Projeto de Lei que permite a concessão.
Serginho afirma que “a visita foi muito importante e louvável, pois, as informações colhidas contribuirão com as discussões na Câmara, porém”, observa, “os vereadores levaram o debate para o âmbito da imprensa, ou seja, discutiram primeiro no jornal para, depois, discutir no plenário da Câmara. Ou seja, fizeram o caminho inverso. Inicialmente, é no Parlamento que os debates devem ocorrer”.
No texto do Requerimento, o vereador procurou deixar claro que não se trata de procurar omitir informações à população, nem tão pouco questionar qualquer manifestação por parte da imprensa, mas, sim, para que todos busquem os caminhos adequados, evitando dar margem a interpretações equivocadas quanto às suas intenções.
Serginho questionou, portanto, a atitude dos vereadores, não o fato de a visita e os questionamentos terem sidos levados às páginas do jornais. “Que isso fique claro”, reiterou o parlamentar.
Com relação ao papel da imprensa, o vereador entende ser essencial, pois, segundo ele, “ela funciona como os olhos e os ouvidos atentos da população. Mais do que levar informação, fiscalizar e denunciar as mazelas e as conquistas da sociedade, o papel da imprensa é fundamental na formação do pensamento do conjunto de indivíduos que a compõem, visto que ela é capaz de congregar ou confrontar, quando necessário ou desejado, o conhecimento científico ao senso comum; o pensamento acadêmico ao dito popular e; os fatos isolados às questões sociais, antropológicas e das demais ciências humanas que os envolvem”.
Mais valiosa é a notícia acompanhada de manifestações e opiniões de especialistas e de pessoas que entendem ou vivenciam o assunto cotidianamente. Mais valiosa, ainda, é a notícia comentada nos editoriais, pois estas vêm associadas à opinião do órgão que a transmite. E é assim que deve ser.
A imprensa norte-americana é exemplo para todas as outras, quando deixa claro seu posicionamento em relação a todos os assuntos noticiados. E o faz por meio de seus editoriais, não disfarçado em meio ao teor da notícia, como acontece com certa frequência na grande mídia brasileira.
Tanto o posicionamento explicitado por meio de seus editoriais, quanto à opinião exprimida nos canais adequados, são extremamente saudáveis, desejáveis e necessários, fundamentais no processo democrático. O posicionamento amplia a liberdade de opinião, elevando o nível do debate. Já a liberdade é diretamente proporcional ao crédito e à imagem que órgão de imprensa detém junto aos seus leitores e à opinião pública. Portanto, quanto mais livre, melhor!
“A imprensa livre e responsável é um dos sustentáculos da democracia”, finalizou Serginho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário