BEM VINDO! Acompanhe as ações do parlamentar

"A Grande Virada é um fato. E está rolando."




domingo, 8 de agosto de 2010

Conferência Nacional do Esporte

SERGINHO MARTINS REPRESENTA O ESTADO DE SÃO PAULO NA CONFERÊNCIA NACIONAL DO ESPORTE

PRESIDENTE LULA E MINISTRO ORLANDO SILVA PRESTIGIAM O EVENTO

Matéria datada de 06 de Junho de 2.010.

O vereador Serginho Martins esteve em Brasília, de 03 a 06 de junho, representando o estado de São Paulo durante a realização da III Conferência Nacional do Esporte. O evento ocorreu no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, com o tema “Plano Decenal do Esporte e Lazer: 10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais” e tem como objetivo projetar o país entre as dez principais nações olímpicas do mundo.
A participação do vereador só foi possível após ter sido eleito delegado nas etapas municipal e estadual realizadas, respectivamente, em Porto Ferreira – organizada pela Divisão Municipal de Esportes – e São Paulo. Serginho já havia participado da II Conferencia, em 2006, na qual se propôs uma nova estrutura para o Sistema Nacional de Esportes e Lazer. Importante lembrar que a II Conferência teve como marco a conquista da Lei de Incentivo ao Esporte.
A cerimônia de lançamento do evento começou com a homenagem do ministro do Esporte, Orlando Silva, aos integrantes da Comissão Organizadora Nacional da CNE. O ministro explicou que a participação da sociedade durante a conferência vai contribuir para que o Brasil se torne uma potência esportiva na próxima década. “Nós acreditamos que o Brasil tem um potencial enorme para ser explorado no esporte, o que pode nos transformar numa potencia olímpica. Em qualquer critério que nós utilizarmos, o Brasil está entre os dez e é importante estar entre os dez também no esporte.” Orlando Silva acrescentou que a III CNE vai proporcionar um debate sobre as políticas públicas voltadas para o esporte. “Vamos estruturar políticas públicas para que o esporte seja um direito para as pessoas não apenas na lei, mas, sobretudo, na vida, ajudando a produzir saúde e um ambiente social favorável.”
Presidente Lula. No segundo dia do evento, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, esteve presente e anunciou a construção de mais de 10 mil quadras poliesportivas nas escolas públicas de todo o Brasil. “Nós estamos prevendo investir R$ 4,1 bilhões na construção de 6.116 quadras cobertas e na cobertura de outras quatro mil quadras já existentes em todas as escolas públicas com mais de 500 alunos”, afirmou Lula. O presidente acrescentou que a meta é tornar o ambiente escolar mais propício à prática esportiva.
Homenagem. Antes de se iniciar os debates nos grupos de trabalho, o presidente Lula e o ministro Orlando Silva homenagearam as atuais maiores personalidades do esporte brasileiro com a Medalha do Mérito e a Cruz do Mérito Desportivo. Mais de 30 atletas receberam a homenagem das mãos do presidente Lula, entre eles Maurren Maggi, medalhista de ouro nos jogos olímpicos de 2008 e as jogadoras da seleção brasileira de vôlei, também campeãs nesse ano.
Antes de deixar o local, o presidente ainda fez um alerta aos prefeitos. “Dessa conferência, podemos tirar um monte de lições para que a gente comece a executar. Agora, uma coisa tem que ser clara: nós precisamos convencer os quase seis mil prefeitos deste país a acreditar que o esporte é uma das possibilidades que nós temos para encaminhar corretamente a juventude brasileira.”
Após o almoço, toda comunidade esportiva nacional, formada por mais de 1500 pessoas, entre mulheres e homens de todas as gerações, negros, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores, pessoas com deficiências e com mobilidade reduzida, idosos, estudantes, professores de educação física e de outras áreas, atletas, técnicos, dirigentes e gestores esportivos se reuniram em salas e iniciaram os debates sobre o Plano Decenal.
Para facilitar as discussões, o tema foi subdividido em dez linhas estratégicas: Sistema Nacional do Esporte e Lazer; Formação e Valorização Profissional; Esporte, Lazer e Educação; Esporte, Saúde e Qualidade de Vida; Ciência, Tecnologia e Inovação; Esporte de Alto Rendimento; Futebol; Financiamento do Esporte; Infraestrutura Esportiva; e Esporte e Economia.
As discussões se prolongaram até a manhã de domingo, dia 06, quando os conferencistas aprovaram tanto o Plano Decenal – que ratifica a necessidade de um Sistema Nacional de Esporte e Lazer – quanto a Carta de Brasília – que sintetiza as ações e metas do segmento para os próximos dez anos.
“Tenho plena convicção de que o plano se converterá em lei no Congresso Nacional para validar o anseio da sociedade brasileira”, finalizou Serginho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário