BEM VINDO! Acompanhe as ações do parlamentar

"A Grande Virada é um fato. E está rolando."




domingo, 18 de março de 2012

São Manoel Poderá Permanecer sem Área de Lazer


VEREADOR Serginho Martins QUER DEBATER ASSUNTO COM Prefeito, MINISTÉRIO PÚBLICO E CETESB

Informações dão conta de que o bairro São Manoel, localizado a oeste do município, poderá continuar sem área de lazer, pois, segundo funcionários do Departamento de Obras, o Ministério Público determinou o fechamento do local que poderia se transformar num espaço de prática esportiva e lazer.

Na sessão ordinária da Câmara Municipal, ocorrida na última segunda-feira, 12, o vereador Serginho Martins encaminhou requerimentos ao prefeito municipal, ao Ministério Público e à Cetesb propondo a realização de uma reunião, com a presença dos vereadores, a fim de tratar do assunto.

O parlamentar argumenta que o lazer e a prática esportiva representam um direito do cidadão, “constante tanto na Constituição Federal, como na Lei Orgânica Municipal e que é dever do estado – neste caso, o município – oferecer locais adequados a estas práticas”.

Para Serginho, a solução seria utilizar a citada área, localizada ao norte do bairro – Rua Silvio Arnoni –, onde existe uma Área de Preservação. O local poderia se transformar numa micro-área de lazer, com um campo de futebol society e área de recreação para crianças. De acordo com o gerente da Cetesb de Pirassununga, “é possível realizar estudos quanto à liberação local para o fim em questão, porém algumas compensações ambientais deverão ser efetuadas pela prefeitura”, caso isso se concretize.

Ocorre que, segundo informações do Departamento Municipal de Obras, o Ministério Público determinou o fechamento imediato do local, restringindo por completo o acesso dos moradores e impossibilitando a utilização de um espaço onde os moradores do bairro poderiam ter a oportunidade de prática esportiva, como atividade social, de manutenção e promoção de saúde ou como forma de ocupar seu tempo livre.

“Quero deixar claro que não estou questionando a ação do Ministério Público, nem tão pouco querendo transformar uma APP em Campo de Futebol, como algum maluco poderia sugerir, quero apenas discutir o assunto para que, juntos, possamos encontrar uma solução para este empasse”, salientou o vereador.

Um fato chamou a atenção de todos durante a votação do Requerimento pelo plenário da Câmara: o voto contrário de um dos vereadores, o qual argumentou que não poderia aprovar o documento, pois, para ele, a Câmara estaria concordando com a extinção da área de preservação. Porém, reafirma Serginho, “não quero extinguir a APP! Quero apenas debater e buscar alternativas, o que inclui a possibilidade da prefeitura adquirir um outro terreno que possa abrigar uma área de lazer para o São Manoel”.

Para  Serginho, a atitude deste vereador demonstra que ele não é muito afeto às questões do esporte, lazer e cultura. Em outra ocasião, já havia votado contra os Projetos de Lei que criavam os Departamentos de Esporte e Cultura – uma antiga reivindicação dos atletas, técnicos desportivos e artistas ferreirenses e que foi, enfim, atendida pelo prefeito Mauricio Rasi. Recentemente criticou o investimento que o Ministério do Esporte está fazendo no estádio municipal “José de Oliveira Mafra”e que busca a melhoria das condições de uso e segurança de seus frequentadores, em sua maioria, crianças e adolescentes, além dos moradores da tradicional Vila Salgueiro.

“Apoio quem critica a demora na finalização das obras no estádio, pois isso é uma realidade. Mas o atraso ocorre em função de problemas administrativos com a empresa construtora, tanto é que a prefeitura será obrigada a realizar novo processo licitatório. Mas não concordo quando alguém tenta limitar as ações do poder público local quanto aos investimentos no esporte”, finalizou Serginho.

Para ele, pessoas que são contra o esporte não devem saber que, segundo dados divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Sociedade Brasileira de Pediatria “para cada dólar investido no esporte são economizados cerca de três dólares nas ações de saúde”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário