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segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Vauban: o projeto alemão de uma cidade sem automóveis

Um pouco sobre Urbanisno

A comunidade de Vauban, localizada ao sul de Freiburg, na região da Alemanha que faz fronteira com a França e a Suíça, é um exemplo de comunidade sustentável.

Nessa pequena vila, com edifícios modernos que utilizam energia limpa, as pessoas vivem sem carros. Em Vauban existem cada vez menos automóveis e os poucos que existem ficam nas garagens, sem uso. Pode parecer incrível, mas a medida deu resultado. Das 5.500 pessoas que vivem na cidade, apenas 30% delas possuem carro.
Todos os outros usam ônibus, bicicletas e o bonde que atravessa a rua principal da cidade. Além disso, Vauban é desenhada de uma forma que os pontos comerciais e administrativos ficam a uma distância razoável, permitindo o acesso a pé.

Mas esse projeto vai além dos automóveis guardados na garagem. A cidade foi pensada como um modelo alternativo e participativo, como uma comunidade sustentável, seja no aspecto ambiental ou humano. “O principal objetivo do projeto consiste na implementação de uma cidade cooperativa e participativa, sob princípios ecológicos, sociais, econômicos e culturais. [...] A força do projeto está na ideia de envolver as pessoas que vivem na cidade, suas ideias, criatividade e compromisso, e o objetivo comum de criar um ambiente sustentável e próspero”, afirmam os dirigentes do site oficial do projeto.

A cidade começou a ser planejada em 1993 e foi concluída em 2006. Em 2001 já viviam ali cerca de 2 mil pessoas.

Confira alguns dados interessantes sobre esse protótipo de subúrbio do futuro:
  • Em Vauban, todas as casas são construídas de forma a não consumir muita energia (65kWh/m2a), e pelo menos 100 casas são muito econômicas (consomem apenas 15kWh/m2a)
  • Os painéis de absorção da energia solar são muito comuns no local.
  • Pelo menos 40% das famílias que se mudaram para essa cidade aceitaram viver sem carros desde o primeiro dia.
  • Nas áreas residenciais é proibido estacionar o carro na frente de uma casa, a não ser para deixar ou buscar uma pessoa. Os carros são estacionados na periferia da cidade e os proprietários precisam pagar o estacionamento (as pessoas que não têm carro economizam bastante). Para chegar aos automóveis, os motoristas precisam caminhar.
  • O limite de velocidade na rua principal da cidade é de 30Km/h, e na área residencial é de apenas 5km/h (velocidade de uma homem caminhando). As ruas e espaços públicos são usados para as crianças brincarem e para interações sociais.
  • Um fórum da cidade permite que os moradores proponham ideias e apoio aos projetos.

Apesar de o New York Times classificar o local como “de classe alta”, o projeto aponta uma tendência crescente na Europa, nos Estados Unidos e em outros pontos do planeta, que busca transformar os tradicionais subúrbios dependentes de automóveis em comunidades sustentáveis.
(
http://www.nytimes.com/2009/05/12/science/earth/12suburb.html)
As razões são óbvias: o aumento do preço dos combustíveis e seu efeito poluidor já deixaram claro que os automóveis tradicionais não são uma alternativa viável para o futuro, assim como não são viáveis as cidades que dependem deles. Se somarmos a isso a crescente preocupação da população com uma melhor qualidade de vida, projetos como Vauban serão considerados um bom exemplo a ser seguido.

Apesar das ideias vanguardistas europeias ainda estarem muito longe de se transformarem em modelo, contribuem com novos conceitos para estudar maneiras de melhorar as cidades ao redor do mundo.

Fontes e links:


Site oficial da cidade de Vauban (http://www.vauban.de/info/abstract.html)
Artigo em espanhol do La Nación (http://www.lanacion.com.ar/nota.asp?nota_id=1127546)

Fotos no Flickr (http://www.flickr.com/photos/ajcb/sets/72157600378825687)

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