Município subiu 41 posições no ranking estadual e é o mais bem posicionado na microrregião; dados são referentes ao ano de 2009
Porto Ferreira obteve um excelente resultado no último Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), criado pelo Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) para acompanhar a evolução dos 5.564 municípios brasileiros e o resultado da gestão das prefeituras. A pesquisa recentemente divulgada, com dados referentes ao ano de 2009, mostra que o município ferreirense passou do 83º, em 2008, para o 42º lugar no ranking estadual de desenvolvimento. Em nível nacional, Porto Ferreira subiu 53 posições no período, de 111º para 58º.
Consolidado como referência para o acompanhamento do desenvolvimento socioeconômico brasileiro, o IFDM acompanha três áreas de desenvolvimento: Emprego & Renda, Educação e Saúde; e utiliza-se exclusivamente de estatísticas públicas oficiais.
Sua leitura é simples. O índice varia de 0 a 1, sendo que, quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade. Além disso, sua metodologia possibilita determinar com precisão se a melhora relativa ocorrida em determinado município decorre da adoção de políticas específicas, ou se o resultado obtido é apenas reflexo da queda dos demais municípios.
Porto Ferreira obteve média de 0,8551 no IFDM de 2009. No ano anterior, o índice havia sido 0,8442. A melhor avaliação está no quesito Saúde, com 0,9459. Em seguida vem Educação, com 0,9425. Emprego & Renda ficou com 0,677. Vale ressaltar que houve melhora nos resultados das três áreas de desenvolvimento em comparação a 2008.
Região
O resultado geral mostra que Porto Ferreira está bem melhor avaliado que outros municípios da região, com exceção de São Carlos (12º no ranking estadual e 13º, no nacional) e Araras (29º e 32º, respectivamente). Veja os resultados (apenas do ranking estadual):
No panorama estadual, Porto Ferreira está entre os 21,6% dos municípios considerados com alto desenvolvimento (IFDM acima de 0,8). A grande maioria das cidades paulistas (60,2%) têm desenvolvimento moderado (entre 0,7 e 0,8). Quando comparado ao panorama nacional, Porto Ferreira faz parte do pequeno grupo de 4,2% dos municípios com alto desenvolvimento.
Responsabilidade fiscal e social
Não é a primeira boa notícia do ano para Porto Ferreira quanto à classificação do município em rankings do tipo. Em junho, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) elegeu Porto Ferreira a 20ª cidade do Estado e a 58ª melhor do Brasil em responsabilidade fiscal e social (IRFS – Índice de Responsabilidade Fiscal e Social). Os dados também eram referentes ao exercício de 2009. No IRFS são avaliados 15 indicadores.
Veja abaixo os gráficos com o desempenho de Porto Ferreira no IFDM:
Fonte:
Blog da Comunicação
Desenvolvimento com Responsabilidade – Administração Municipal de Porto Ferreira 2009-2012
Jornalista Kleber Sebastião Fabri.
Nenhum comentário:
Postar um comentário