BEM VINDO! Acompanhe as ações do parlamentar

"A Grande Virada é um fato. E está rolando."




quinta-feira, 14 de abril de 2011

Caminhada Porto Ferreira-Tambaú torna-se evento oficial

Projeto de minha autoria exalta iniciativa de fiéis

A Sexta-feira Santa deste ano ganhará mais um evento oficial na cidade.Trata-se da “Caminhada Porto Ferreira-Tambaú”, que tradicionalmente ocorre na última sexta-feira do mês de Abril e que, até então, era organizado por populares.

O projeto, aprovado por unanimidade na última sessão ordinária da Câmara Municipal, foi desenvolvido por mim e partiu de uma iniciativa popular, ou seja, surgiu de uma demanda apontada pelos fiéis, que anualmente participam da caminhada e que cobravam um maior envolvimento do poder público local. Quem encaminhou a proposta foi o senhor Gilberto Spagnolo, um dos organizadores.

Com a aprovação, a caminhada se torna oficial, passa a compor o calendário de eventos da cidade e será organizada pela Divisão Municipal de Cultura, possibilitando oferecer uma estrutura mais adequada aos participantes.

Histórico da caminhada: Há 16 anos alguns moradores de Porto Ferreira resolveram sair a pé em direção a Tambaú. A ideia era percorrer a vicinal do Brejão, passando pelo Distrito de Santa Cruz da Estrela, até o cemitério onde está sepultado o corpo do Padre Donizete. O dia escolhido foi uma Sexta-feira Santa, data em que os aventureiros percorreram os 34 quilômetros sem qualquer estrutura de apoio, o que quase comprometeu o objetivo do grupo.
        
O feito é creditado aos ferreirenses Manoel Joaquim Loureiro dos Santos Neto, Marcelo Bacarin, Luis César Lanzoni, José Mário Foratini e Luiz Carlos Vendrami. Com o passar dos anos, os adeptos à caminhada cresceu. Em 2007, foram 210 pessoas inscritas e em 2008, foram mais de 300 cidadãos. Os motivos para participar são os mais variados: uns visam o pagamento de promessas, outros querem apenas praticar uma atividade física ou participar de uma aventura com os amigos; estudantes cumprem horas de estágio da Faculdade de Educação Física, monitorando o "fôlego" de todos.

Com isso, o evento tornou-se tradição e muitas pessoas aguardam ansiosamente a data para poder participar. São pessoas de todas as idades – dos 13 aos 70 anos – que se mobilizam a fim de participar de uma atividade cansativa, porém prazerosa e que contribui para o bem estar físico, mental e, por que não dizer, espiritual. Além disso, o evento possibilita uma grande contribuição à coletividade, pois valoriza sua cultura, as iniciativas dos cidadãos comuns e, por fim, destina às instituições sociais e ao Departamento Municipal de Promoção Social, produtos de limpeza, higiene pessoal e fraldas geriátricas que são arrecadados no momento das inscrições (Fonte: Jornal do Porto).


Na próxima sexta-feira, dia 22 de abril, às 00h00, será realizada a 16.ª edição da “Caminhada Porto Ferreira-Tambaú” e este ano, com a aprovação do projeto de lei, teremos um motivo a mais  para comemorar.


Agradeço ao prefeito Mauricio Rasi, por atender mais um pedido da comunidade católica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário